domingo, 2 de setembro de 2012

EQUINÓCIO DE OUTONO RENASCE EM TONGOBRIGA



Numa altura em que as vindimas dominam os afazeres e os serões obrigavam ao recolhimento doméstico, a Junta de Freguesia do Freixo [Marco de Canaveses] e a Associação de Amigos de Tongobriga sugerem um programa especial para dar as boas-vindas à nova estação do ano. A 21 e 22 de Setembro, a antiga cidade romana de Tongobriga servirá de palco à celebração do Equinócio de Outono, recuperando um ritual imemorial de agradecimento à Natureza. A Queimada do Equinócio é da responsabilidade do Padre António Fontes, figura indissociável das 'sextas-feiras 13' na vila de Montalegre.

Aproveite o final da tarde do dia 21 para conhecer Tongobriga, erguida no século II sob os auspícios do Império Romano. Depois, retempere energias à mesa, saboreando um típico caldo verde, umas pataniscas de bacalhau ou uns panados de porco acompanhados com arroz malandro. O preço do jantar é 10 euros/pessoa.

A noite prosseguirá com a atuação do Coro da Cidade de Vila Real, que se faz representar com 30 vozes. Quando o relógio marcar 23h30, o padre Fontes presidirá à Queimada do Equinócio, um dos momentos mais emblemáticos do programa.

A jornada culminará na Serra da Aboboreira, quando forem 7h. O Equinócio de Outono marca um momento no “ciclo solar”, pelo que as pessoas (preferencialmente trajadas de branco) deverão saudar o nascer do Sol, agradecer as colheitas e devolver as sementes à Terra para que voltem a germinar depois do Solstício de Inverno.

O ciclo das colheitas protagoniza um tempo de equilíbrio, reforçado pela duração dos dias e das noites ser igual. Nas culturas pré-cristãs, o culto associado ao Equinócio de Outono era batizado com o nome da divindade celta “Mabon” e corporizava uma época de festa na roda do tempo. “Nos idos de Setembro, dez dias antes das calendas de Outubro”, prescrevia o calendário romano. 

Depois do Solstício de Verão, na serra do Marão, já se ter afirmado no mapa turístico da região Norte, esta iniciativa é mais uma concretização do objetivo de instituir um calendário anual de antigos festejos associados ao culto da Terra, do Sol e da Lua, invocando as divindades do território. 

As inscrições podem ser feitas através dos e-mails juntafreguesiafreixo@sapo.pt e tongobriga@hotmail.com ou pelos telefones 255531090 e 963862043. Para chegar ao local, poderá ser útil inserir as coordenadas no seu GPS: 41º09’42.84 N | 8º08’47.38 O 
De referir ainda que para assistir ao concerto do coro de Vila Real e/ou testemunhar a Queimada do Equinócio, a entrada é livre.

A organização do Equinócio de Outono 2012 em Tongobriga está a cargo da Junta de Freguesia do Freixo, da Associação de Amigos de Tongobriga, da Estação Arqueológica do Freixo e da empresa Longomai.

Sem comentários:

Enviar um comentário