quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Reabriu o Museu do Teatro Romano de Lisboa

O teatro romano da cidade de Olisipo foi edificado nos inícios do séc. I, possivelmente em época do Imperador Augusto. Encontra-se epigraficamente documentada a remodelação do teatro ocorrida em 57 d.C., comprovada pela inscrição do muro do proscaenium que refere as obras de renovação dessa mesma estrutura, bem como da orchaestra, custeadas pelo seviro augustal Caius Heius Primus.
O Teatro romano foi redescoberto em 1798, na fase de reconstrução da cidade após o terramoto de 1755. Tradicionalmente deve-se ao arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri a sua descoberta. Apesar dos seus esforços, novos edifícios foram construídos sobre as ruínas, tendo progressivamente sido esquecida a memória de ali ter existido um teatro romano.
As primeiras campanhas de escavação arqueológica iniciaram-se em 1964, com D. Fernando de Almeida e foram continuadas, entre 1965 e 1967 e por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, pela investigadora Irisalva Moita, então conservadora dos museus municipais.
 
Depois de 2 anos encerrado, o Museu do Teatro Romano de Lisboa reabriu. O núcleo tem uma nova exposição permanente e mostra vestígios descobertos nas intervenções que foram realizadas nos últimos 12 anos.
 

http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2015-10-01-Museu-do-Teatro-Romano-de-Lisboa-reabre-com-nova-exposicao-permanente

Sem comentários:

Publicar um comentário