quarta-feira, 22 de julho de 2015

Programa Escrito na Pedra- Tongobriga - Aldeia do Freixo- 29 de julho RTP 2

O Mistério da Casa do Poço, é o nome do episódio do programa Escrito na Pedra dedicado a Tongobriga, aldeia do Freixo, que será exibido no próximo dia 29 de julho, na RTP 2.
 
As pedras decidiram o destino da pequena aldeia do Freixo, em Marco de Canaveses. Durante séculos, os habitantes da aldeia viveram e plantaram as suas hortas sobre uma antiga cidade romana chamada Tongobriga. Isto soube-se já no final do século dezanove quando foi encontrada, na beira de um poço, uma ara de granito dedicada ao génio tongobricense, o génio protetor de Tongobriga. Apesar da descoberta, só nos anos oitenta do século seguinte se começou a desenhar a cidade com as primeiras escavações arqueológicas.
Uma outra pedra, uma ara dedicada a dea sancta fortuna, uma oferenda feita por um homem de nome Valerio Paternus, foi descoberta durante as primeiras escavações sob a derrocada da abóbada das termas.
Algumas zonas habitacionais já escavadas dão indicações de como poderia ter sido o quotidiano nos tempos romanos. O que ficou mostra casas construídas de forma competente, com pedra bem talhada sendo visíveis, em alguns casos, restos de canalizações.
A parte antiga da aldeia do Freixo é hoje monumento nacional e abriga uma escola profissional de Arqueologia.

Mais uma oportunidade de divulgar a riqueza de Tongobriga, partilhem!

http://www.rtp.pt/programa/tv/p31970


Sem comentários:

Publicar um comentário