segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mercado Romano faz renascer ruínas de Tongobriga


A cidade do Marco de Canaveses vai transformar-se numa verdadeira Roma do Império de César Augusto. O IV Mercado Romano acontece nos dias 27,28 e 29 de Junho, na aldeia do Freixo. Dois mil anos após a morte de César Augusto a edição 2014 recorda a figura do Grande Imperador de Roma e o período áureo vivido durante o seu longo mandato, a “Pax Romana”. Uma festa protagonizada pelos cidadãos romanos de Tongóbriga, que saudosos de tempos de paz e prosperidade, arregaçam as mangas  para um tributo póstumo ao seu Grande Imperador Caesar Augustus.

Estarão assim decretados três dias de festa no Fórum da Civitas Romana de Tongóbriga, atual Estação Arqueológica do Freixo, na nova freguesia do Marco, onde tudo acontece: teatro, música, danças, rituais, animação de rua, artesanato, arqueologia experimental, gastronomia e entretenimentos vários. 

Os ensaios preparativos, iniciaram no dia 4 de Abril e juntam já uma vasta comunidade, com gente de todas as idades, no levantar desta IV edição do Mercado Romano. Envolvidos estão também diferentes profissionais das mais diversas áreas: músicos, cenógrafos, coreógrafos, actores, bailarinas, artesãos e arqueólogos; assim como várias associações da região, que dão corpo a este evento. O evento mobiliza cerca de 100 atores.

Em 2013, quase 10 mil pessoas visitaram o certame em apenas três dias. No entanto, ao longo do ano, a área arqueológica recebe milhares de alunos e turistas de todo o país e estrangeiro. Este ano, a organização espera ultrapassar o número de visitantes do ano passado.

O IV Mercado Romano de Tongóbriga tem como promotor a Junta de Freguesia do Marco, organização da Associação de Amigos de Tongóbriga, com direcção artística da Associação Andarilhos e apoio da Direção Regional de Cultura Norte, Escola Profissional de Arqueologia, Associação de Budo do Marco, Dolmen CRL.,  Câmara Municipal do Marco de Canaveses e Caerus-Projecto Oportunidade.

Nos dias do evento, as ruínas de Tongóbriga podem ser visitadas gratuitamente.
https://www.youtube.com/watch?v=Hjc51I3V2zg

Sem comentários:

Publicar um comentário